Comissão da Câmara aprova projeto que pode proibir bebidas alcoólicas em estádios

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, um projeto de lei que proibiria a venda de bebidas alcoólicas dentro dos estádios brasileiros, além de vetar a venda e porte de garrafas de vidro num raio de 500 metros de arenas. A matéria segue em tramitação e ainda será a analisada por duas comissões: a de Defesa do Consumidor e a de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O projeto é de relatoria do deputado Delegado da Cunha (PP-SP), um substitutivo (nova versão) ao Projeto de Lei 4272/19, de Severino da Cunha (Republicanos). As informações são da Agência Câmara de Notícias.

A intenção é fazer mudanças na Lei Geral do Esporte (Lei n.º 14.597/2023). Seriam adicionados dois artigos:

Art. 146-A Ficam proibidos a venda, a distribuição e o porte de bebidas alcóolicas no interior dos estádios em dias de jogos profissionais de futebol em campeonatos de âmbito nacional e regional.
Art. 146-B Fica proibida a venda, a distribuição e o porte de bebidas em garrafa de vidro em um raio de 500 metros de arenas esportivas, nos dias de jogos profissionais de futebol em campeonatos de âmbito nacional e regional.

Em seu relatório, Delegado da Cunha sustenta que o consumo de bebida alcoólica leva a conflitos nos estádios. Veja um trecho:

Apesar de a violência praticada por torcedores não ter um único agente causador, o consumo de bebida alcóolica pode ser um dos agentes desencadeadores de conflitos violentos, inclusive no futebol. O autor da proposição principal tem razão quando afirma que “Não há como negar que a bebida alcóolica é droga que altera o estado de consciência, comprometendo o discernimento e a autocrítica, o que é especialmente preocupante quando o consumo se dá em ambiente exaltado e apaixonado, como são os jogos de futebol.

O projeto tramita em caráter conclusivo, ou seja, não precisará ser votado em plenário caso seja aprovado pelas outras duas comissões. Ele foi recebido pela Comissão de Defesa do Consumidor no último dia 1º.

Picture of Edson Marcelo Caramelo

Edson Marcelo Caramelo

Administrador de Empresas formado pela Universidade Católica Dom Bosco, especialista em blogs, escritor e produtor de infoprodutos.

Posts Relacionados

Compartilhe:

Mais Postagens

Uncategorized

Itamaraty confirma morte de bebê brasileira de 1 ano em ataque no Líbano

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou em nota nesta segunda-feira a morte de uma criança brasileira de um ano em um ataque de Israel à Beirute. O Itaramaty disse que a bebê Fatima Abbas morreu vítima de um ataque israelense no último sábado, no subúrbio de Hadeth, ao sul da capital libanesa. O

Leia Mais »
Uncategorized

‘Negociações entre Mercosul e UE não estão avançando’, diz presidente do Paraguai

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, disse nesta segunda-feira, durante uma visita ao Brasil, que as negociações para o acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia “não estão avançando”. O presidente paraguaio expressou pessimismo em relação a esse acordo, que está em tratativas há mais de 20 anos, e se declarou “muito crítico” da

Leia Mais »
Uncategorized

Corte de despesas: reunião de Lula e ministros termina sem anúncio de medidas

O Ministério da Fazenda informou, em nota, que na reunião desta segunda-feira, 4, entre o ministro Fernando Haddad, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros ministros “o quadro fiscal do país foi apresentado e compreendido, assim como as propostas em discussão”. A pasta, entretanto, não detalhou medidas ou quando o pacote de corte

Leia Mais »
Uncategorized

Israel diz ter atingido QG de inteligência do Hezbollah na Síria

Israel anunciou que a sua Força Aérea atingiu o quartel-general da inteligência do braço sírio do Hezbollah em um ataque perto da área de Sayyeda Zeinab, ao sul de Damasco, nesta segunda-feira, 4 de novembro. Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, um monitor de guerra com sede no Reino Unido, a ação matou

Leia Mais »
Uncategorized

Zelensky diz que 11 mil soldados norte-coreanos estão na cidade de Kursk, invadida pela Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, nesta segunda-feira, que 11 mil soldados norte-coreanos estão posicionados na província de Kursk, no oeste da Rússia, para apoiar o Exército do Kremlin, que tenta expulsar as forças de Kiev deste território fronteiriço com a Ucrânia. — Já são 11 mil na província de Kursk. Vemos um aumento

Leia Mais »

Envie-nos uma Mensagem

Pular para o conteúdo