O Manto de Nossa Senhora de Nazaré do Círio 2024, está inspirado no tema “Perseverar na oração, com Maria, a mãe de Jesus” Manto de Nossa Senhora de Nazaré para o Círio 2024
A aguardada apresentação do manto que vestirá a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nos eventos do Círio deste ano ocorreu nesta quinta-feira (10), em Belém. A cerimônia começou às 18h, na Basílica Santuário de Nazaré.
O manto para esta 232ª edição do Círio começou a ser pensado desde novembro de 2023, quando a estilista Letícia Nassar recebeu o convite por meio do casal coordenador do Círio 2024, Antonio e Silvia Salame. A confecção e o desenho são criação de Letícia, com bordados de Antônio José de Souza e Rosa Brito, e metais de Marcelo Monteiro, da Ourogema.
O Manto de Nossa Senhora de Nazaré do Círio 2024, está inspirado no tema “Perseverar na oração, com Maria, a mãe de Jesus”, devendo ser esta a postura e a decisão de todo cristão católico: perseverar em oração com a Virgem Santíssima.
Desde o primeiro sim, na anunciação, Maria foi grande exemplo de perseverança. Mesmo com medo, sem saber o que estava por vir, Maria responde ao anjo Gabriel:
“Eis aqui a serva do senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”
E este sim, mudou para sempre a história da humanidade. Maria disse sim na liberdade, a mesma que Deus dá a cada um de nós, mas ela escolheu mostrar-se disponível a sua missão, mesmo diante das dúvidas, medos e incertezas. E desta forma Maria permaneceu durante toda sua vida fiel à sua vocação. Mesmo sabendo que entregaria seu filho, perseverou e confiou na vontade de Deus (Mt 16,21)
Neste contexto, o manto conta a história da perseverança de Maria, Mãe de Jesus. Desde o seu sim, na Anunciação, até a entrega de seu Filho na Cruz. Maria perseverou para que a vontade de Deus fosse cumprida, e para que todos nós fôssemos salvos.
Neste contexto, o manto conta a história da perseverança de Maria, Mãe de Jesus. Desde o seu sim, na Anunciação, até a entrega de seu Filho na Cruz. Maria perseverou para que a vontade de Deus fosse cumprida, e para que todos nós fôssemos salvos.
A frente do Manto traz dois grandes lírios, símbolos da bondade e ternura de Maria, virtudes fundamentais em sua ação intercessora. E em todo o Manto podemos ver arabescos em linha de ouro representando as bençãos que emanam da Cruz de Cristo, e em cada uma delas, flores simbolizando a intercessão de Maria. O fundo do Manto é bordado com 240 metros de fio de ouro, revestidos de cristal transparente. Os arabescos feitos à mão também foram feitos neste mesmo material em 12 tipos de linhas diferentes.
Na parte posterior, tem ao centro o “M” de Maria envolvido por uma moldura de arabescos que simboliza a berlinda de Nazaré, com seus anjos e suas flores. Abaixo do “M” o maior sim de Maria, “Eis aqui a serva do Senhor” vem gravado em uma flâmula de prata com acabamento dourado. Mais abaixo uma medalha comemorativa em homenagem aos 50 anos da Guarda de Nazaré. Acima do “M”, a Cruz de Cristo nos relembra o grande Sacrifício pela nossa salvação, derramando sangue e água, pela purificação dos nossos pecados.
O manto conta também com mais de 200 zircônias de 1 quilate cada, em toda a borda simbolizando as muitas Ave Marias que devemos rezar no nosso dia a dia. As flores representam a singela beleza da Mãe de Jesus, são feitas de diversos materiais nobres como cristais, pérolas, prata, e pétalas de tecido bordadas a mão. O broche tem a imagem de Nossa Senhora da Divina Providência, à qual os padres Barnabitas têm uma devoção especial e está envolta em um terço azul de topázios.
A estilista Letícia Nassar sempre teve o desejo de trabalhar com a produção do manto de Nossa Senhora de Nazaré. Ainda em outubro de 2023 ela foi convidada pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) para confeccionar o manto de uma imagem de Nossa Senhora que estaria no Círio de Nazaré em Miami, nos Estados Unidos, realizado de 16 a 20 de novembro. “Desde então, estou vivendo o meu milagre do Círio, porque foi o meu pedido a Ela”, conta Letícia.
Foi neste momento, em Miami, que ela começou a desenhar as primeiras ideias para o manto. “Todos os detalhes e a essência do manto foram feitos ali. Em Belém fiz alguns ajustes. Vestir Nossa Senhora de Nazaré é algo inexplicável”, relata Letícia.
Segundo ela, o Manto foi inspirado na própria imagem de Maria e começou a ser concretizado há cerca de oito meses. “Eu já desenhei o manto pensando na técnica de bordado que usaria, e isso facilitou muito o trabalho. Começamos a trabalhar na confecção dele em fevereiro”.
Segundo ela, o Manto foi inspirado na própria imagem de Maria e começou a ser concretizado há cerca de oito meses. “Eu já desenhei o manto pensando na técnica de bordado que usaria, e isso facilitou muito o trabalho. Começamos a trabalhar na confecção dele em fevereiro”.
Já o bordador e membro da Guarda de Nazaré, Antônio José de Souza, está bordando o manto de Nossa Senhora de Nazaré pela 14ª vez. O primeiro convite veio em 2003, além de ter trabalhado no manto para o Círio de Miami, junto com Letícia Nassar. ”A nossa inspiração maior para este manto é na pureza de Maria, na sua simplicidade, e fomos guiados por Ela em todos os momentos da confecção”, conta Antônio.