Falta de vacinas Covid é temporária, afirma Ministério

vacina-covid-foto-nathalia-aguilar-efe-960x540-1

Estados relatam falta de vacinas contra a Covid-19 e Saúde diz que é momentânea

Dezoito estados brasileiros relataram falta total ou parcial de vacinas contra a Covid-19 para vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O desabastecimento foi divulgado nesta quarta (23) em uma apuração do jornal Folha de S.Paulo com todas as unidades da federação.

De acordo com a apuração, a escassez é maior entre as doses voltadas ao público infantil menor de 12 anos. No entanto, o Ministério da Saúde negou que haja uma “falta generalizada” e disse que houve um “desabastecimento momentâneo”, e que iria começar a fazer novas entregas ainda a partir de quarta (23), mas sem detalhar como.

Parte da dificuldade se deve ao fato de que o governo perdeu mais de 4 milhões de doses devido ao fim do prazo de validade. O volume representa um terço das 12,5 milhões de vacinas compradas da farmacêutica Moderna em 2024.

Veja Também:

overlay-clever
vacina-covid-foto-nathalia-aguilar-efe-960x540-1

A empresa entregou lotes com validade curta, mas se comprometeu a repor as doses. O impacto foi sentido na redução das distribuições mensais, que caíram de 3,55 milhões em maio para apenas 550 mil em setembro.

Entre os estados, o governo do Rio Grande do Sul afirmou à apuração que não recebe vacinas infantis desde junho, enquanto outros estados, como Santa Catarina, Minas Gerais e Ceará, relataram ter recebido o último lote destinado a crianças em julho.

A situação também é crítica em grandes cidades, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Goiânia, Salvador e Recife, que já não têm vacinas disponíveis para nenhuma faixa etária. Em São Paulo, a capital aguarda novas doses, mas o site De Olho na Fila, que monitora o estoque nas unidades de saúde, mostra que não há imunizantes em postos localizados no centro da cidade.

O que você acha da movimentação da esquerda para acabar com as escolas cívico-militares?

Não ligo: sou contra escolas cívico-militares. Lugar de militar é no quartelConfirma o medo da esquerda de escolas capazes de resistir à ideologização da educaçãoMostra como o governo Lula, ONGs e a esquerda estão unidos contra pautas conservadoras construídas pelo governo Bolsonaro

A escassez se dá em um ano no qual o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inseriu a vacina contra a Covid-19 no calendário infantil e havia planejado entregar 70 milhões de doses atualizadas. Até o momento, no entanto, apenas 8 milhões de vacinas da Moderna, adaptadas à variante XBB, foram repassadas aos estados. Do total de imunizantes entregues, cerca de 3,1 milhões já foram aplicados.

O ministério havia, ainda, solicitado urgência ao laboratório da Fiocruz para a liberação das doses, destacando a situação crítica de abastecimento em todo o país.

Segundo o Ministério da Saúde, uma nova remessa de 1,2 milhão de doses estava sendo analisada pelo INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) até esta semana. A expectativa é que essas vacinas sejam liberadas e distribuídas aos estados o mais breve possível.

Veja Também:

Em paralelo, veio à tona o desperdício de 80% de um lote de 10 milhões de vacinas Coronavac, compradas tardiamente em 2023. O prejuízo ultrapassa R$ 260 milhões.

O governo Lula atribuiu a baixa demanda pela vacina a supostas fake news que impactaram a adesão à campanha de imunização, especialmente entre o público infantil. De acordo com Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), grupos realizaram “ataques sistemáticos” que contribuíram para o cenário de baixa vacinação.

Picture of Edson Marcelo Caramelo

Edson Marcelo Caramelo

Administrador de Empresas formado pela Universidade Católica Dom Bosco, especialista em blogs, escritor e produtor de infoprodutos.

Posts Relacionados

Compartilhe:

Mais Postagens

Uncategorized

Consultoria da Câmara sugere medidas para governo economizar mais de R$ 1 tri em dez anos

Em meio às discussões no governo sobre corte de gastos, estudo da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados sugere duas medidas com potencial para equilibrar as contas públicas: desindexação de benefícios previdenciários e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do valor do salário mínimo; e a desvinculação de despesas com os pisos da saúde

Leia Mais »
Uncategorized

Síria acusa Israel de bombardear arredores de Damasco

A Síria acusou, nesta segunda-feira, 4, Israel de efetuar uma série de bombardeios contra os arredores de sua capital, Damasco, que nos últimos meses foi atacada em múltiplas ocasiões pelas forças israelenses, informou a agência de notícias oficial síria “Sana”. “Informações preliminares sobre uma agressão israelense dirigida contra as proximidades de Sayyida Zeinab, ao sul

Leia Mais »

Vendas recordes em outubro: BYD e montadoras chinesas impulsionam mercado

As montadoras chinesas atingiram novos recordes de vendas mensais em outubro, com destaque para a BYD, que pela primeira vez alcançou a marca de 503.000 veículos vendidos, um crescimento de 66,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nos primeiros dez meses de 2024, as vendas acumuladas da BYD foram de 3.250.500 unidades, representando

Leia Mais »
Uncategorized

PF conclui inquérito sobre assassinato de Bruno Pereira e Dom Philips

Após quase dois anos e meio de investigações, a Polícia Federal (PF) concluiu, na última sexta-feira, 1º  de novembro, o inquérito sobre os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. “A investigação confirmou que os assassinatos foram em decorrência das atividades fiscalizatórias promovidas por Bruno Pereira na região. A vítima atuava

Leia Mais »

Envie-nos uma Mensagem

Pular para o conteúdo