A eleição presidencial de 2026 pode ter a repetição da dobradinha entre Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ricardo Nunes (MDB) pelo menos na questão de apoios partidários. Esta é a sinalização que o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), deixou no ar ao comentar a vitória do correligionário na eleição de São Paulo no último final de semana.
Freitas se tornou o principal cabo eleitoral de Nunes após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ter participado pouco da campanha, embora tenha indicado o vice-prefeito na chapa. Baleia Rossi sinalizou a possibilidade do governador paulista caminhar com o MDB na sucessão presidencial.
“Essas discussões para 2026 vão acontecer ao longo do ano que vem e é o que eu falei: às vezes tem dirigente partidário que quer tomar decisão sozinho, eu não tomarei essa decisão sozinho”, disse Rossi em entrevista à GloboNews na segunda (28).
Veja Também:
- Entrelinhas: Gilmar descondena Dirceu em ações da Lava Jato
- Eleição em Campina Grande: Bruno Cunha Lima (União) tem 60,3% e Dr Jhony (PSB), 39,7%, diz Veritá
Elogios a Tarcísio
Baleia Rossi não poupou elogios a Tarcísio de Freitas assim como o próprio Nunes o fez após a confirmação da vitória, na noite de domingo (27).
“Agradeço ao líder maior, sem o qual esta vitória não seria possível: meu amigo, que me deu a mão na hora mais difícil. No final de agosto eu dei uma caída nas pesquisas, foi quando o governador mais entrou no processo. Isso é uma prova do caráter, da lealdade, da pessoa que é o Tarcísio”, disse Ricardo Nunes.
O presidente nacional do MDB também seguiu na mesma linha e afirmou que “claro que nós somos muito gratos ao que o governador Tarcísio fez, se mostrou um grande líder aqui em São Paulo”. Ele, no entanto, ressaltou que o governador ainda não sacramentou a intenção de disputar a sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – “o governador tem reiteradamente falado que o projeto dele é a reeleição [ao governo do estado]”.
Carregando…
Ele ainda lembrou que Tarcísio de Freitas segurou a candidatura de Ricardo Nunes no momento mais complicado da campanha, o que demonstrou a aliança entre as duas legendas.
“Quando o Ricardo teve um momento em que as pesquisas mostravam alguma dificuldade, alguma oscilação, muitas vezes os líderes tradicionais se afastam, não querem se envolver, e o governador Tarcísio, ao contrário, abraçou a candidatura e foi muito importante para que a gente pudesse chegar a essa vitória”, disse.
A vitória do MDB em São Paulo é a primeira desde a redemocratização de 1988. Nunes era vice de Bruno Covas (PSDB) em 2020, e assumiu após a morte do prefeito eleito.