Imagine passar horas na frente do computador redigindo um arquivo no Word, mas perder todo o conteúdo. Esse é o problema que usuários do editor de textos estavam enfrentando, mas a Microsoft já confirmou que o bug do Word que deletava arquivos dos usuários já foi resolvido — felizmente.
O problema consistia na exclusão de arquivos salvos localmente após serem editados ou criados no Word. Ao terminar a tarefa e salvá-la como de costume, o aplicativo confirmava o salvamento, mas ao procurar na pasta de origem ele não estava mais lá.
Esse bug deu trabalho para diversos usuários do Windows nas últimas semanas, até ser oficialmente confirmado pela Microsoft recentemente. O bug só afetava quem possuía o Word 365 na versão 2409 com a build 18025.20104, portanto não era um problema generalizado e acometeu apenas uma parcela de usuários.
Como resolver o erro?
No entanto, a Microsoft confirmou que resolveu o problema no Word e a ferramenta não causa mais a exclusão de documentos salvos. A indicação da companhia, caso algum usuário ainda esteja enfrentando o problema, é fechar e abrir o pacote Office novamente, para as correções entrarem em vigor.
Manter o sistema operacional atualizado é outra etapa importante, uma vez que atualizações primordiais para o Windows podem impactar no desempenho da máquina. Se ainda assim o problema não for sanado, vale realizar a instalação dos aplicativos novamente e contatar o suporte oficial da Microsoft.
Para quem quer mais segurança ao armazenar dados, investir em opções na nuvem, como o Google Docs, pode ser uma opção viável.