Netanyahu defende que Israel possa impor qualquer acordo de paz com Hezbollah

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, enfatizou novamente no domingo, 3, durante uma visita à fronteira com o Líbano, a importância de Israel ser capaz de “impor” qualquer possível acordo de cessar-fogo com o grupo xiita libanês Hezbollah.

Em uma mensagem de vídeo, Netanyahu opinou que a “chave” para restaurar a paz, com ou sem um acordo, é levar o Hezbollah para o norte do rio Litani, impedir suas tentativas de se rearmar e “responder com firmeza” a qualquer tentativa do grupo de atacar Israel.

“Simplificando: fazer cumprir, fazer cumprir, fazer cumprir”, declarou Netanyahu, uma mensagem semelhante à que ele transmitiu na semana passada durante a visita do mediador dos Estados Unidos para o conflito no Líbano, Amos Hochstein, e que parecia sugerir que Israel quer se reservar o direito de atacar o Líbano novamente se o Hezbollah não cumprir as exigências de uma possível trégua.

O premiê também deixou claro que um de seus principais objetivos é cortar o “suprimento de oxigênio” do Irã para o Hezbollah por meio da Síria, depois que as Forças de Defesa de Israel bombardearam algumas passagens na fronteira sírio-libanesa por onde, segundo ele, o grupo xiita transporta armas.

Durante essa visita ao norte de Israel, a segunda desde o início da invasão israelense ao sul do Líbano no começo do mês passado, Netanyahu se reuniu com vários comandantes e enviou uma mensagem de apoio aos reservistas, depois que a eclosão da guerra na Faixa de Gaza e, em seguida, a ofensiva no Líbano forçaram a convocação de um número sem precedentes de soldados da reserva.

O primeiro-ministro disse que seu gabinete trabalha em um plano nacional para apoiar as famílias dos reservistas israelenses.

Na última quinta-feira, após a reunião de Netanyahu em Jerusalém com Hochstein, seu gabinete emitiu uma breve mensagem deixando claro para os EUA que qualquer acordo para encerrar o conflito no Líbano deve permitir que Israel o aplique.

“A questão principal não é a papelada de um acordo ou de outro, mas a capacidade e a determinação de Israel de aplicá-lo e de lidar com qualquer ameaça à sua segurança procedente do Líbano”, disse o gabinete do primeiro-ministro israelense na ocasião.

A mensagem parecia se referir à exigência, levantada nas últimas semanas pela imprensa israelense e americana, de que o possível cessar-fogo com o grupo xiita Hezbollah também deveria permitir que Israel use o espaço aéreo libanês e que suas tropas estejam “ativamente” envolvidas na garantia do cumprimento do acordo, algo que parece difícil de ser aceito pelas autoridades libanesas.

Picture of Edson Marcelo Caramelo

Edson Marcelo Caramelo

Administrador de Empresas formado pela Universidade Católica Dom Bosco, especialista em blogs, escritor e produtor de infoprodutos.

Posts Relacionados

Compartilhe:

Mais Postagens

Uncategorized

Consultoria da Câmara sugere medidas para governo economizar mais de R$ 1 tri em dez anos

Em meio às discussões no governo sobre corte de gastos, estudo da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados sugere duas medidas com potencial para equilibrar as contas públicas: desindexação de benefícios previdenciários e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do valor do salário mínimo; e a desvinculação de despesas com os pisos da saúde

Leia Mais »
Uncategorized

Síria acusa Israel de bombardear arredores de Damasco

A Síria acusou, nesta segunda-feira, 4, Israel de efetuar uma série de bombardeios contra os arredores de sua capital, Damasco, que nos últimos meses foi atacada em múltiplas ocasiões pelas forças israelenses, informou a agência de notícias oficial síria “Sana”. “Informações preliminares sobre uma agressão israelense dirigida contra as proximidades de Sayyida Zeinab, ao sul

Leia Mais »

Vendas recordes em outubro: BYD e montadoras chinesas impulsionam mercado

As montadoras chinesas atingiram novos recordes de vendas mensais em outubro, com destaque para a BYD, que pela primeira vez alcançou a marca de 503.000 veículos vendidos, um crescimento de 66,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nos primeiros dez meses de 2024, as vendas acumuladas da BYD foram de 3.250.500 unidades, representando

Leia Mais »
Uncategorized

PF conclui inquérito sobre assassinato de Bruno Pereira e Dom Philips

Após quase dois anos e meio de investigações, a Polícia Federal (PF) concluiu, na última sexta-feira, 1º  de novembro, o inquérito sobre os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. “A investigação confirmou que os assassinatos foram em decorrência das atividades fiscalizatórias promovidas por Bruno Pereira na região. A vítima atuava

Leia Mais »

Envie-nos uma Mensagem

Pular para o conteúdo