Preços do milho sobem em outubro e atingem o maior patamar desde abril de 2023

Os preços do milho encerraram o mês de outubro com uma valorização de 13,4%, alcançando o maior nível desde 18 de abril de 2023, mostra o Indicador do Milho ESALQ/BM&FBovespa (Campinas – SP) – a informação foi divulgada nesta segunda-feira, 4, pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP.

O movimento de alta foi impulsionado por uma demanda interna aquecida e pela retração de vendedores ao longo de outubro, conforme destacou o Cepea.

Segundo o órgão, compradores enfrentam dificuldades para adquirir novos lotes, o que se deve à baixa disponibilidade de milho no mercado spot nacional e aos altos preços pedidos pelos produtores.

Do lado da oferta, a expectativa de que os preços continuem subindo tem mantido os produtores distantes das negociações – o foco está no acompanhamento da safra de verão, que é aguardada com expectativa.

O retorno das chuvas nas principais regiões produtoras favoreceu o plantio da safra de verão, o que, segundo o Cepea, diminui as preocupações dos produtores com possíveis atrasos na segunda safra de 2025.

A continuidade dessa tendência de clima favorável poderá impactar os preços do milho nos próximos meses, especialmente se a oferta se estabilizar com uma produção satisfatória.

Safra 2024/25 do Brasil

O Brasil deve alcançar um recorde na produção de grãos na safra 2024/25, com uma estimativa de 322,47 milhões de toneladas. Caso se confirme, esse volume representará um aumento de 8,3% em relação à safra anterior, conforme aponta a primeira estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Para o milho, a Conab projeta uma recuperação de 3,5% na safra, com colheita total estimada em 119,74 milhões de toneladas – a área cultivada do cereal deve permanecer em 21 milhões de hectares.

Na primeira safra de milho, a expectativa é de uma redução de 1,1% na produção e de 5,4% na área cultivada, resultando em 3,76 milhões de hectares semeados e uma produção estimada em 22,72 milhões de toneladas.

Picture of Edson Marcelo Caramelo

Edson Marcelo Caramelo

Administrador de Empresas formado pela Universidade Católica Dom Bosco, especialista em blogs, escritor e produtor de infoprodutos.

Posts Relacionados

Compartilhe:

Mais Postagens

Uncategorized

Consultoria da Câmara sugere medidas para governo economizar mais de R$ 1 tri em dez anos

Em meio às discussões no governo sobre corte de gastos, estudo da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados sugere duas medidas com potencial para equilibrar as contas públicas: desindexação de benefícios previdenciários e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do valor do salário mínimo; e a desvinculação de despesas com os pisos da saúde

Leia Mais »
Uncategorized

Síria acusa Israel de bombardear arredores de Damasco

A Síria acusou, nesta segunda-feira, 4, Israel de efetuar uma série de bombardeios contra os arredores de sua capital, Damasco, que nos últimos meses foi atacada em múltiplas ocasiões pelas forças israelenses, informou a agência de notícias oficial síria “Sana”. “Informações preliminares sobre uma agressão israelense dirigida contra as proximidades de Sayyida Zeinab, ao sul

Leia Mais »

Vendas recordes em outubro: BYD e montadoras chinesas impulsionam mercado

As montadoras chinesas atingiram novos recordes de vendas mensais em outubro, com destaque para a BYD, que pela primeira vez alcançou a marca de 503.000 veículos vendidos, um crescimento de 66,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nos primeiros dez meses de 2024, as vendas acumuladas da BYD foram de 3.250.500 unidades, representando

Leia Mais »
Uncategorized

PF conclui inquérito sobre assassinato de Bruno Pereira e Dom Philips

Após quase dois anos e meio de investigações, a Polícia Federal (PF) concluiu, na última sexta-feira, 1º  de novembro, o inquérito sobre os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. “A investigação confirmou que os assassinatos foram em decorrência das atividades fiscalizatórias promovidas por Bruno Pereira na região. A vítima atuava

Leia Mais »

Envie-nos uma Mensagem

Pular para o conteúdo