Trabalho escravo: dossiê revela drama de migrantes

trabalho-escravo

DESDE 2006, foram resgatados 1.212 migrantes internacionais do trabalho escravo no país. Em nova publicação, a Repórter Brasil traça o perfil de 902 trabalhadores desse grupo, escravizados em 107 propriedades, desde 2010. As principais nacionalidades dentre os registros são a boliviana (43%) e paraguaia (21%). 

Os dados são do Dossiê Trabalho Escravo e Migração Internacional, do programa “Escravo, nem pensar!”, da Repórter Brasil. A publicação traz informações inéditas sobre os perfis desses trabalhadores e será lançada na próxima quinta-feira (24), na 7ª Reunião Científica do GPTEC (Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo) da UFRJ.

O relatório também apresenta insumos para a elaboração de pesquisas e políticas públicas que visem a contribuir para a erradicação da escravização de migrantes internacionais no Brasil. Para isso, destaca avanços que ocorreram ao longo dos anos, como a incorporação gradual dos direitos dos migrantes na agenda do trabalho escravo. 

Mas aponta também para os desafios, como a existência de lacunas na coleta e no tratamento das informações sobre trabalhadores migrantes resgatados e a incapacidade do sistema de garantir efetivamente esses direitos devido à condição migratória das vítimas.

As informações do dossiê foram obtidas a partir de uma investigação que cruzou três bases de dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): o Radar SIT – painel virtual de informações e estatísticas da Secretaria de Inspeção do Trabalho sobre trabalho escravo –, o banco de dados gerado pelo cadastro das guias de Seguro-Desemprego Trabalhador Resgatado e os relatórios de fiscalização de operações de combate ao trabalho escravo da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT). 

A partir disso, foi possível acessar a nacionalidade, raça, gênero, idade e escolaridade de migrantes, assim como as atividades econômicas  e os locais em que foram resgatados. Apesar de bolivianos e paraguaios serem a maioria dos trabalhadores explorados durante todo o período da pesquisa, há cada vez mais venezuelanos escravizados nos dois últimos anos.

São Paulo é o estado que lidera os resgates com 56% dos registros nacionais. Dentre os municípios paulistas, a capital concentra 72% dos resgatados, onde as oficinas de costura respondem por 99%, envolvendo vítimas da Bolívia (74%), Peru (16%), Paraguai (6%) e Haiti (4%).

trabalho-escravo

A confecção têxtil é a atividade com mais registros também no cenário nacional, com 52% dos resgatados. Em seguida está a construção civil, com 16,5% dos registros. 

No geral, os trabalhadores imigrantes resgatados são do sexo masculino (78%) e autodeclarado pardo (43%). Eles são também majoritariamente jovens, 85% tem de 18 a 39 anos. O trabalho escravo infantil também é presente, já que 2% dos resgatados são crianças e adolescentes de até 17 anos. 

A escolaridade dos resgatados é baixa, com 13% de analfabetos e 50% estudou até o 5º ano do Ensino Fundamental. No entanto, a escolaridade segue sendo maior do que a dos brasileiros. 

Somado à xenofobia, ao racismo, à discriminação, além da  dificuldade para regularizar a condição migratória e ter acesso à carteira de trabalho, eles acabam sendo mais suscetíveis a exploração laboral.

The post Repórter Brasil lança dossiê sobre trabalho escravo e migração internacional appeared first on Repórter Brasil.

Picture of Edson Marcelo Caramelo

Edson Marcelo Caramelo

Administrador de Empresas formado pela Universidade Católica Dom Bosco, especialista em blogs, escritor e produtor de infoprodutos.

Posts Relacionados

Compartilhe:

Mais Postagens

Uncategorized

Consultoria da Câmara sugere medidas para governo economizar mais de R$ 1 tri em dez anos

Em meio às discussões no governo sobre corte de gastos, estudo da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados sugere duas medidas com potencial para equilibrar as contas públicas: desindexação de benefícios previdenciários e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do valor do salário mínimo; e a desvinculação de despesas com os pisos da saúde

Leia Mais »
Uncategorized

Síria acusa Israel de bombardear arredores de Damasco

A Síria acusou, nesta segunda-feira, 4, Israel de efetuar uma série de bombardeios contra os arredores de sua capital, Damasco, que nos últimos meses foi atacada em múltiplas ocasiões pelas forças israelenses, informou a agência de notícias oficial síria “Sana”. “Informações preliminares sobre uma agressão israelense dirigida contra as proximidades de Sayyida Zeinab, ao sul

Leia Mais »

Vendas recordes em outubro: BYD e montadoras chinesas impulsionam mercado

As montadoras chinesas atingiram novos recordes de vendas mensais em outubro, com destaque para a BYD, que pela primeira vez alcançou a marca de 503.000 veículos vendidos, um crescimento de 66,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nos primeiros dez meses de 2024, as vendas acumuladas da BYD foram de 3.250.500 unidades, representando

Leia Mais »
Uncategorized

PF conclui inquérito sobre assassinato de Bruno Pereira e Dom Philips

Após quase dois anos e meio de investigações, a Polícia Federal (PF) concluiu, na última sexta-feira, 1º  de novembro, o inquérito sobre os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. “A investigação confirmou que os assassinatos foram em decorrência das atividades fiscalizatórias promovidas por Bruno Pereira na região. A vítima atuava

Leia Mais »

Envie-nos uma Mensagem

Pular para o conteúdo